PRELAZIA DE ITACOATIARA

HISTÓRIA DA PRELAZIA DE ITACOATIARA

Em 1 de janeiro de 1759, foram instituídas a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Serpa e a Paróquia, vinculada ao Bispado de Belém, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário. A primeira capela de madeira e palha foi construída nesse momento. Com a destruição da capela por um incêndio em 1791, a nova Igreja Matriz é construída em 1795. Até metade do século XIX, a Paróquia não contava com um sacerdote fixo. Em 5 de junho de 1874, com a elevação da vila de Serpa à cidade, a Paróquia de Serpa altera seu nome para Paróquia de Itacoatiara. Com a ereção canônica da Diocese do Amazonas, em 1892, a Paróquia de Itacoatiara passa a fazer parte da nova circunscrição eclesiástica. Os primeiros padres enfrentaram inúmeras dificuldades e também eram encarregados de atender regiões próximas, tendo que ausentar-se da Igreja Matriz por muito tempo nas desobrigas e ministração dos sacramentos.

Apesar das várias reformas e ampliações, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário estava bem deteriorada, e uma nova igreja começou a ser levantada em 1927. Em 1934, a igreja velha, desativada desde 1930, foi demolida. A nova igreja paroquial, já utilizada desde 1940, foi inaugurada por Dom João da Mata Andrade e Amaral em 1 de novembro de 1946, que também benze o altar-mor e oficializa o dia 1º de novembro como encerramento da Festa da Padroeira.

No pontificado de João XXIII, a sociedade canadense Scarboro Foreign Mission Society (S.F.M., Sociedade de Scarboro para as Missões Estrangeiras), assume a região de Itacoatiara como seu campo missionário. Os primeiros padres canadenses chegam em 1962, dentre os quais Francis Paul McHugh, escolhido vigário, e Jorge Eduardo Marskell.

A Prelazia de Itacoatiara foi erigida a 13 de julho de 1963, por meio da bula Ad Christi do Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Manaus. A nova Prelazia abrangia oito municípios: Eva, Itacoatiara, Itapeaçu, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. O município de Eva foi extinto em 1964, e depois recriado como Rio Preto da Eva, em 1981, administrado pela Arquidiocese de Manaus. Itapeaçu foi extinto em 1964 e reintegrado a Urucurituba. Entre 1981 a 2001, a Prelazia de Itacoatiara também foi responsável pelo município de Presidente Figueiredo.

Com a instalação da Prelazia, em 1964 a Igreja Matriz Paroquial é elevada à Catedral. Obras de reforma e ampliação foram iniciadas em 1987 e concluídas em 1988. Em 19 de março de 1988, Domingo de Ramos, o bispo emérito Francis Paul McHugh, celebrou a dedicação da Catedral Prelatícia à Nossa Senhora do Rosário, acompanhado do bispo Jorge Eduardo Marskell e todos os membros do clero da Prelazia. Em 18 de agosto de 2000, por decreto episcopal, é definida a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com sede na Igreja Catedral, para coordenar as demais paróquias da cidade e as áreas missionárias na zona rural. Uma reforma geral da Catedral Prelatícia foi iniciada em 2003, concluída apenas em 2012, sendo dedicada pelo bispo Carillo Gritti em 1 de novembro de 2012.

REFERÊNCIAS

  1. Ir para:abCentro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (2009). Anuário católico do Brasil 2009/2010. São Paulo: CERIS, PROMOCAT. p. 872. 1.424 páginas
  2. ?CERETTA, Celestino. História da Igreja na Amazônia Central. 2º volume. Santa Maria: Editora Pallotti, 2014.
  3. ?SILVA, Francisco Gomes da. Cronologia eclesiástica de Itacoatiara. Manaus: Gráfica Ziló, 2018.



Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top