Irmãs Auxiliares do Sacerdócio

Data de fundação

23 de outubro de 1926

Fundadora

Marie Galliod (1886-1935), francesa

Breve Histórico da Congregação

A fundadora da Congregação, Marie Galliod nasceu em 1886 na França. No início do século XX, a França é atravessada por correntes que minam as instituições e pessoas. Uma nova sociedade é construída, marcada pela revolução industrial e social, a democratização, o secularismo completo, a legislação anticlerical. A indiferença religiosa ganha campo. Vendo isso, Marie Galliod tenta apoiar os padres pela oração e ações mais concretas.

Na noite de Natal 1911, ela teve uma inspiração de uma nova obra, na Igreja: uma congregação religiosa, e também uma associação de leigas consagradas assim como um grupo de “afiliados”, aberto a todo cristão. Os membros daqueles três grupos seriam animados pela mesma espiritualidade, cuja fonte emana do Sacerdócio do Cristo.

Esta ideia vai fazer o seu caminho, …

Em 1923, companheiras se juntam a Marie Galliod e formam o primeiro grupo das Auxiliares do Sacerdócio, para seguir Cristo Sacerdote, na cidade de Paray-le-Monial, “cidade do Sagrado Coração de Jesus”. Em 1926, a congregação é reconhecida pela Igreja.

Desde então a congregação serve a Igreja e ao Sacerdócio de vários modos. Sempre, as suas missões e implantações responderam aos apelos da Igreja e da sociedade. Também a congregação não ficou insensível ao grito dos pobres das periferias e da classe operária. Assim, várias irmãs assumiram um trabalho profissional, sempre numa perspectiva pastoral e apostólica.

Em 1962, Dom Helder Câmara, expressa seu desejo da presença de uma pequena comunidade que residisse numa favela de Rio de Janeiro. No dia de Natal, data abençoada para nós, uma irmã, Ana Roy, embarca para o Brasil esperando a vinda de companheiras. Elas vieram, mas uma por uma.

Em1990, abriu-se o Noviciado no Nordeste. Jovens ingressaram nosso pequeno grupo. Em 2020, foi decidido fundar uma comunidade na Amazônia, escutando o chamado da Igreja, ligado ao sínodo que aconteceu em 2019.

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top