02 DEZ 2020

MENSAGEM AOS DIZIMISTAS


MENSAGEM AOS DIZIMISTAS


Quero abrir esta mensagem citando Dom Leonardo Steiner, hoje Arcebispo de Manaus, mas na época Secretário Geral da CNBB, na Apresentação do Documento 106, O Dízimo na Comunidade de fé. Assim escreve ele: 

“Dízimo, doação, missão, comunidade! Igreja, comunidade de comunidades, que recebeu a missão de evangelizar! A missão pede entrega, doação, generosidade. O dízimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o ‘Evangelho da Alegria’” 

Dirijo-me, mais uma vez, a vocêsirmãos e irmãs DIZIMISTAS de nossas Paróquias, Matriz e Comunidades, em primeiro lugar para agradecer a generosidade de vossa devolução mensal do dízimo, que como bem sabemos é a melhor forma de sustentação econômica de nossa Igreja Católica.

Saibam que com esta generosa devolução do dízimo, vocês ajudam nossas paróquias e a Prelazia a manterem suas despesas ordinárias, como pagamento de energia, água, telefone, salário e encargos sociais dos servidores, contribuição para os padres e o bispo, manutenção dos móveis e imóveis, ajuda aos pobres, estudo de nossos seminaristas, atividades pastorais.

A palavra dízimo significa a décima parte, mas nossa Igreja católica, optou de deixar o valor a ser devolvido como dízimo, de forma livre, ou seja, cada pessoa devolve aquilo que avalia pode ser devolvido como expressão de gratidão a Deus pelos benefícios recebidos e o que a pessoa tem condições de doar, a partir de sua condição econômica. Lembremos do que diz Paulo sobre a coleta entre as Comunidades: “Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois ‘Deus ama a quem dá com alegria’” (2Cor 9, 7).

Esperamos continuar contando com sua generosa devolução do dízimo, mesmo sabendo das dificuldades econômicas que nosso país, nosso estado e nossos municípios atravessam. Como diz um ditado popular, “o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”. Nosso Mestre Jesus nos ensina que mesmo um copo de água fresca que se dá, não ficará sem recompensa (cf. Mt 10, 42). 

Pedimos que acompanhe as prestações de conta de sua comunidade e de sua paróquia. Espero que no próximo ano, consigamos enviar mensalmente nossa prestação de contas mensal como Prelazia. Avalie, faça suas observações e converse com o padre, com o bispo ou com o tesoureiro da paróquia e da sua comunidade. Ajude-nos a bem aplicar os recursos que vocês nos ajudam a ter. Tenho sempre dito aos padres e repito aqui, dinheiro da Igreja é, também, dinheiro público.

Como fiz nas mensagens de 2018 e 2019, quero pedir a quem recebe 13º Salário, como empregado ou como aposentado, que avalie a possibilidade de fazer uma espécie de 13º do dízimo, neste mês de dezembro, já que temos uma despesa dobrada com o 13º salário de nossos empregados e mais o dobro dos encargos sociais (FGTS e INSS) que incidem sobre a folha do décimo. Quero deixar claro que isto é um pedido de ajuda e não uma determinação.

Tenham um proveitoso Advento, preparando-nos bem para a Solenidade do Natal de Jesus, o Emanuel, Deus Conosco (cf. Mt 1, 23), o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós (cf. Jo 1, 14).

Desde já um Feliz Natal e um abençoado 2021, com fé, saúde, amor, paz, sabedoria, fraternidade e solidariedade!

Itacoatiara, 02 de dezembro de 2020


Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV

Bispo da Prelazia de Itacoatiara


Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top